terça-feira, 14 de agosto de 2012

Mercado Imobiliário - Dicas para o Investidor

A compra de um imóvel vai além da capacidade aquisitiva de poder fazê-lo, envolvendo questões muito mais complexas como a qualidade, a viabilidade do investimento, o retorno a médio e longo prazo e o objetivo do investimento. Antes de fechar o contrato, o comprador precisa analisar entre uma série de fatores, a região do imóvel e suas reais condições.

Durante muito tempo, comprar um imóvel esteve distante da grande maioria da população brasileira. No entanto, segundo pesquisas, mais da metade dos brasileiros têm o desejo de um lugar próprio para morar nos próximos anos, mas as escolhas que envolvem todo o processo são fundamentais para a realização desse sonho.




É fundamental escolher com cuidado o local do imóvel, este é o alicerce do sucesso do investimento imobiliário. Se o desejo é morar perto do local de trabalho, perto da escola das crianças, pode ser vantajoso por gastar menos tempo e dinheiro com o trânsito, principalmente nas grandes cidades.  È preciso ponderar questões como estas para evitar futuras dores de cabeça.

Além disso, morar pelas redondezas do centro comercial das cidades, traz benefícios para toda a família, tais  como estar cercado de farmácias, supermercados, centros culturais, contando com toda a infra-estrutura fornecida pela cidade. No entanto morar perto do trabalho pode significar morar perto do centro da cidade. E em contra partida, isto significa abrir mão de qualquer possibilidade de silêncio em horas oportunas. Trânsito, bares, shows, jogos de futebol, entre outros, são exemplos. A movimentação de uma grande capital é muitas vezes algo constante.

Se o desejo é sossego aos fins de semana, procure uma região mais distante e reservada, mas que ainda assim ofereça comodidade aos seus moradores. Além do sossego, o investimento será menor, uma vez que estas regiões tendem a ter imóveis com valores mais baratos. Mas o tempo de caminho aos locais de trabalho, escola das crianças ou faculdade deverão ser calculados antes de fechar a compra.

Os especialistas no mercado imobiliário sugerem uma reunião familiar para que todos os membros possam colocar seus pontos de vistas antes que o acordo seja fechado entre a imobiliária e o comprador. Investir em um imóvel é sem dúvidas o investimento mais seguro, mas para que este seja um bom negócio para todos é preciso ter cautela e analisar todos os fatores envolvidos antes da compra.
        

Nenhum comentário:

Postar um comentário