terça-feira, 14 de agosto de 2012

Profissões do mercado imobiliário - Tendências no Brasil


Com o restabelecimento do real e o boom da economia brasileira, houve uma explosão no mercado imobiliário. São diversas oportunidades para todas as regiões do país. Algumas universidades, percebendo essa demanda, criaram cursos que visam à preparação desses profissionais. É um setor bastante abrangente no Brasil e com muito a oferecer.

As necessidades do mercado de trabalho é o que sempre têm guiado as profissões ao longo das décadas. Não obstante, isso ainda se faz necessário, uma vez que determinadas áreas com o passar do tempo ficam saturadas, enquanto outras sofrem pela carência de mão de obra especializada e qualificada. Muitas vezes encontram-se também pessoas formadas que não trabalham em seu setor de formação por terem encontrado em outros ramos condições melhores de trabalho.

Analistas do mercado chamam a atenção do público para as  profissões que prometem ser relevantes e bem remuneradas no futuro próximo, entre elas, o mercado imobiliário se destaca. Todas as profissões ligadas à ela estão recebendo incentivos e investimento de instituições públicas e privadas. Essa percepção é o que levou à criação de cursos de graduação em universidades voltadas para essa demanda da sociedade.

Talvez seja o corretor, o profissional mais conhecido dentro do setor. Aparecendo muitas vezes e sendo descrito em filmes, a profissão está em alta. Um corretor analisa tudo relacionado à compra e venda, locação, administração e avaliação de imóveis. Os serviços procurados algumas vezes também são para escolha do terreno.

O que ocorre é que essa escolha deve ditar o valor do imóvel em alguns anos. Muito esperado é que um imóvel se valorize, o que ocorre na grande maioria das vezes. Mas essa valorização não depende só das condições físicas e estruturais, mas também de sua localização. Quanto melhor localizado é o imóvel, melhores são as chances para sua valorização.

A preparação desses profissionais é o foco de muitas instituições de ensino na atualidade. Cursos que variam entre si, mas que de forma geral conservam a preparação e envolvem conceitos em administração de imóveis, administração de condomínios, compra e venda de imóveis e avaliação patrimonial.

A intenção é que um tecnólogo em negócios imobiliários esteja apto a analisar os pontos favoráveis e desfavoráveis de uma venda, compra, troca, locação e administração de imóveis. Também deve haver uma preparação desse profissional para elaborar propostas de oferta e procurar no mercado entre outros.

Assim, a atuação na área conta com um bom conhecimento da mesma e do que pode ser oferecido pelo mercado imobiliário. Tanto os interessados em atuar no ramo, quanto os clientes, devem sempre contar com uma equipe especializada e garantir assim o sucesso do seu empreendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário